Você está aqui: Licenciamento.net > Licenciamento 2016 > Valor Licenciamento de Veículos

Licenciamento de Veículos 2016

Você sabe o que é licenciamento de veículos e para que serve esse documento? 

O licenciamento de veículos é um serviço utilizado para a emissão do CRLV, cujas siglas significam Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. É um documento de porte obrigatório, que serve para que você tenha permissão para circular legalmente com seu veículo em todo o território nacional.
Além disso, esse documento comprova que o veículo está em condições de transitar e se encontra totalmente de acordo com a legislação brasileira no que se refere às normas de segurança, da emissão de poluentes e ruídos.

Infelizmente, nem todos os veículos são vistoriados da forma como deveriam, para de fato, poderem circular nas ruas e rodovias brasileiras, sem colocar em risco o meio ambiente e a segurança dos condutores e passageiros. Mas é necessário estar com toda essa documentação em dia, já que é obrigatória. Independente disso, cada um deve fazer a sua parte e não vale a pena deixar de pagar o licenciamento.

Valor Licenciamento 2016

Como e onde devo fazer o licenciamento?

O documento pode ser solicitado presencialmente ou pela internet. Você, como proprietário do veículo, pode realizar esse serviço nas unidades credenciadas ou em qualquer posto de atendimento do Detran, tendo a opção de receber o documento onde você reside, através dos Correios, pagando uma taxa a ser informada pelo Detran, com o prazo também definido pelos Correios, assim que você quitar o valor. Normalmente, o prazo de entrega é de uma semana (contando apenas os dias úteis).

Quanto custa para ter o licenciamento do meu veículo?

Não existe um custo padrão que seja válido para todo o país, portanto a taxa de licenciamento sofre variações de Estado para Estado. Em São Paulo, por exemplo, a taxa de licenciamento fica aproximadamente em torno de R$ 85,00. Isso depende mesmo de cada Estado e o valor é atualizado a cada ano.

Onde posso pagar o licenciamento do veículo?

Você pode pagar a taxa de licenciamento através da Internet, nos caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados. Para quitá-la, você precisará do número do código do Renavam. Atenção! Você encontra o número do código no próprio documento do seu veículo do ano anterior. É preciso também efetuar o pagamento do IPVA, do seguro obrigatório e multas que estejam pendentes.

Quando vence a data para o pagamento do documento de licenciamento de veículos?

As datas para pagamento também variam de acordo com cada Estado. Verifique o calendário relativo ao Estado onde o seu veículo se encontra registrado atualmente. É possível também pagar o licenciamento antecipadamente, junto com o IPVA, no início do ano, caso você prefira fazer isso. Em São Paulo, as datas para pagamento do licenciamento de veículos começam em abril e terminam em dezembro, de acordo com o final da placa dos veículos. Veja, a seguir, este calendário para licenciar veículos, reboques e semirreboques, no Estado de São Paulo. O prazo vai até o último dia útil de cada mês. Observe o final da placa do seu veículo de acordo com cada mês:

Licenciamento 2016
Depois que você quitar as taxas, verifique a situação do seu veículo!

Acesse o site oficial dos Correios e vá acompanhando o envio do seu documento, através do código de rastreamento, encontrado no próprio site dos Correios.

Lembre-se de que se seu endereço estiver incorreto ou desatualizado pode dificultar ou até mesmo impedir que seu documento seja entregue. Ou ainda, as tentativas de entrega excedidas: são apenas 3 tentativas, normalmente.  

Caso ocorra de a empresa informar a impossibilidade de entregar o licenciamento de seu veículo, será informado no rastreio a seguinte mensagem: “Devolvido ao remetente”.  Se isso vier ocorrer, você deverá comparecer pessoalmente na unidade do DETRAN informada e retirar o seu documento. Abaixo as principais informações sobre o Licenciamento de veículos.

- Tabela Licenciamento
- Consulta Licenciamento
- Valor Licenciamento

LICENCIAMENTO.net

COMPARTILHE!


Tabela de Licenciamento 2016

Licenciamento ACLicenciamento ALLicenciamento AMLicenciamento APLicenciamento BALicenciamento CELicenciamento DFLicenciamento ESLicenciamento GOLicenciamento MALicenciamento MGLicenciamento MSLicenciamento MTLicenciamento PALicenciamento PBLicenciamento PELicenciamento PILicenciamento PRLicenciamento RJLicenciamento RNLicenciamento ROLicenciamento RRLicenciamento RSLicenciamento SCLicenciamento SELicenciamento SPLicenciamento TO